Seja bem vindo(a) !

Grupo ABF na NRF 2018 analisa o varejo de hoje e do futuro

Grupo ABF na NRF 2018 analisa o varejo de hoje e do futuro

NRF 2018
Grupo ABF na reunião de abertura da NRF 2018
 
Primeira missão da delegação do franchising brasileiro no ano acompanha em Nova York o principal evento do varejo mundial. Insights trazidos pelo grupo serão apresentados no Pós-NRF ABF dia 6 de fevereiro, em São Paulo.

15 de janeiro de 2018

A ABF inicia 2018 com sua primeira missão internacional do ano, em Nova York, para acompanhar o NRF Retail’s Big Show, analisando o varejo de hoje e do futuro. No sábado (13/1), o presidente Altino Cristofoletti Junior representou a entidade na já tradicional reunião do Forum International Retail Association Executives (FIRAE), órgão ligado à National Retail Federation dos Estados Unidos, para debater os principais assuntos do varejo global. No mesmo dia, a delegação do franchising brasileiro, integrada também pela presidente da ABF Seccional Rio de Janeiro, Eliane Bernardino, realizou a reunião de abertura da missão, que irá até o dia 20.

nrf-2018-02Representantes do varejo mundial na reunião da FIRAE

Além de assistir ao congresso com dezenas de palestras previamente selecionadas, o Grupo ABF conta com atividades exclusivas e tradução simultânea. Nesta segunda-feira (15), a delegação faz uma visita guiada por Regiane Relva, CEO da VIP-SYSTEMS e membro do Grupo ABF, à Feira de Tecnologia do setor que conta com mais de 600 expositores. Em sua 109ª edição, o maior evento do varejo mundial congrega de 14 a 16 de janeiro mais de 35 mil participantes ligados ao varejo de 95 países.

nrf-2018-03Altino Cristofoletti Jr. (à esq.) e Regiane Relva: visita guiada à Feira de Tecnologia

A curadoria de conteúdo do Grupo ABF no NRF Big Show é feita por Cristofoletti, Jae Ho Lee, diretor de comunicação e marketing da entidade, Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Alberto Serrentino, seu vice-presidente, Julio Takano, CEO da Kawahara Takano Retailing, Regiane Relva e Adir Ribeiro, fundador e presidente da Praxis Business. Segundo Ribeiro, o domingo (14), primeiro dia oficial de programação do evento, trouxe diversos cases de sucesso e dicas práticas e táticas (além de estratégicas) sobre como lidar com esse mundo de transformações que envolve especialmente o varejo e a loja física.

Ainda de acordo com o especialista, ficou evidente “a força do varejo para a economia americana, movimentando 2,6 trilhões de dólares e tendo forte impacto no PIB americano, além dos empregos gerados”. “Outro fato relevante é o momento positivo da economia americana, o que lhes mantem animados e com relativo baixo nível de desemprego, se comparado a outras edições, onde o humor estava mais baixo”, observa.

Cases de sucesso

Uma série de cinco palestras com cases de sucesso movimentou o dia do Grupo ABF. Na primeira, o inusitado marcou a apresentação do case da Levi’s. James Curleigh, presidente da tradicional marca, com mais de 150 anos, inovou ao chegar numa bike, no meio do auditório, com uma jaqueta conectada ao celular e um GPS. Curleigh mostrou como a Levi’s, quase sinônimo de jeans no mundo, está se moldando para esse novo futuro de mudanças bruscas. Para Ribeiro, “foi uma verdadeira aula de estratégia de um negócio que não parou no tempo, apesar dos inúmeros concorrentes nos mercados globais onde atua, e que mesmo assim mantém a liderança”.

No painel “Empresários Rock Stars e a Nova Geração do Varejo”, foram apresentados os quatro elementos essenciais que as marcas do futuro precisam ter: obsessão pelo cliente,significar algo (relevância), constante inovação e novidades e entrega de uma experiência de compra em todos os pontos e sem atritos. Marcas que inovaram mereceram destaque no painel. Foram os casos da &Pizza, que estabeleceu possibilidades de conexões com as mídias sociais dos clientes, e The Museum Ice Cream, que trouxe uma proposta totalmente inovadora de se comunicar com os clientes no ponto de venda e nas suas mídias digitais, gerando maior engajamento com seus consumidores – mesmo se tratando de um produto com diversos concorrentes num mercado com pouca diferenciação.

Bastante concorrida, a terceira palestra do dia teve como tema: “Observando as tendências do varejo, inspirações por trás das transformações da Amazon”. Kate Ancketill, da GDR Creative Intelligence, consultoria britânica especializada em Varejo, trouxe diversos cases de sucesso, reforçando a loja física como fundamental nesse processo para entender e atender esse novo mercado. Kate falou das disrupções que uma Amazon e Alibaba estão causando no mercado e fez importantes reflexões.

A seguir, a delegação da ABF acompanhou uma conversa com o presidente do Walmart. Doug McMillon trouxe sua visão, especialmente focada na gestão de pessoas e no modo como a gigante varejista está avançando nessa frente específica para competir nesse mercado global e cada vez mais disruptivo.

Na quinta e última palestra do dia, “O futuro do varejo, como a tecnologia está mudando o jogo” foi o tema analisado.A jornalista Jennifer Jolly entrevistou duas pessoas relevantes desse novo cenário de negócios, sobre como as redes sociais podem impulsionar os negócios dos empreendedores: Marne Levine, COO do Instagram e Taylor Haney, fundadora da Outdoor Voices, marca que vende produtos para atividades diárias ao ar livre (outdoor).

A delegação do franchising brasileiro na NRF 2018 encerrou o domingo com um Encontro de Networking com o grupo da BTR.

Todos os insights obtidos pelo Grupo ABF no NRF Retail’s Big Show 2018 você saberá em detalhes no Pós-NRF ABF. O evento será realizado no dia 6 de fevereiro em São Paulo e as inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. 

Fotos: ABF/Divulgação

 

Franchising Brasil © 2016. Todos os direitos reservados.
Criação de Sites by